Flores comestíveis

Você sabia que a capuchinha é uma PANC?

A capuchinha é a marca registrada da maioria dos nossos pratos. Essa flor comestível decora a comida, enfeita nosso jardim e dá um sabor especial ao pedido do cliente. Sem contar que possue muito betacaroteno, vitamina C, minerais como potássio, zinco e cálcio. A capuchinha ainda é tida como fonte de propriedades benéficas à saúde do ser humano.

Todas as partes da capuchinha merecem espaço na refeição.

Flores e folhas: As primeiras deixam a salada bonita e nutritiva. Já as folhas, ricas em proteínas, podem substituir o agrião em receitas — mas tem que cozinhá-las antes.

Sementes: Elas são popularmente conhecidas como falsas alcaparras. Dá para experimentá-las cruas ou incluí-las no preparo de conservas.

Popularmente, é recomendada para tratamento de infecção urinária, escorbuto, falta de apetite, problemas digestivos e doenças na pele.

A planta, originária da região dos Andes, na América do Sul, e também conhecida como chagas, flor-do-sangue e agrião-do-méxico, entre muitos outros nomes. E realmente tem um sabor parecido com o do agrião. A capuchinha é considerada uma PANC, planta alimentícia não-convencional.  Já provou?